segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Queimadas afetam rede elétrica em Echaporã

As queimadas estão afetando a rede de distribuição de Energia Elétrica na região. Em Echaporã, um incêndio trouxe prejuízo aos moradores. Em um posto de combustível a falta de energia atrapalhou o abastecimento dos veículos. E foi o suficiente para queimar os dois computadores da loja de conveniência. Um prejuízo de quase R$10 mil.



Os moradores de Echaporã ficaram sem energia elétrica por duas horas. Uma queimada, aqui na zona rural da cidade, provocou o curto circuito. O fogo e o calor danificaram os cabos e a estrutura da rede de energia, interrompendo o fornecimento.



As chamas destruíram mais de quarenta hectares de pasto. O incêndio foi no horário de maior movimento em um supermercado, às 17 horas. Os funcionários ficaram preocupados por causa dos alimentos guardados no freezer.



Em uma sorveteria, a temperatura da geladeira não conseguiu evitar que o sorvete derretesse. De acordo com a concessionária de energia que abastece a região de Marília, só neste ano já foram 134 ocorrências de interrupção de energia provocadas por queimadas.


fonte Da Redação/ TV Tem

Dilma Rousseff mantém liderança em São Paulo

Regiane Soares von Atzingen
Agência BOM DIA

A quebra ilegal de sigilo fiscal de Verônica Serra, filha do candidato à presidência José Serra (PSDB), começa a cair no esquecimento dos eleitores paulistas.

Segundo pesquisa BOM DIA/Ipespe, aumentou o número de pessoas que não tomaram conhecimento do caso. No primeiro levantamento, realizado entre os dias 8 e 9 deste mês, 75% dos entrevistados disseram saber da denúncia.

Na sondagem feita entre 14 e 15 deste mês, o percentual caiu para 72%. Porém, os que acreditam que a quebra de sigilo fiscal teve motivação política se manteve em 58% dos eleitores. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil de São Paulo.

Apesar de a maioria dos paulistas ter conhecimento do caso, as denúncias não atingiram a campanha de Dilma Rousseff (PT), que continua na preferência entre os eleitores de São Paulo.

Segundo o Ipespe, Dilma oscilou dois pontos percentuais para mais em relação à última pesquisa e agora tem 40%. Serra também oscilou um ponto para mais e agora está com 36%. Marina Silva (PV) se manteve estável, com 14% do eleitorado. Os demais concorrentes não pontuaram. Os brancos e nulos somam 4%, e os que não responderam são 6%.

Metodologia
A pesquisa BOM DIA/Ipespe foi feita por telefone nos dias 14 e 15 de setembro.

Foram entrevistados 1,6 mil eleitores em cem cidades do estado de São Paulo, sendo 600 entrevistas na capital e mil em outros 99 municípios paulistas.

A margem de erro é de 3,2 pontos para mais ou para menos.

Novo escândalo ainda fica de fora
Para o cientista político Jairo Pimentel Júnior, consultor da pesquisa BOM DIA/Ipespe, o número menor de pessoas que disseram ter tomado conhecimento das denúncias mostra que o caso está menos presente na memória da população em relação ao levantamento anterior, embora a variação esteja dentro da margem de erro.

Sobre o escândalo da Casa Civil ainda não houve reflexos. “Essa pesquisa ainda não captou a repercussão das denúncias envolvendo a ex-ministra Erenice Guerra [Casa Civil]. Só será possível avaliar o impacto desse caso nos próximos levantamentos”, disse Pimentel.

A pesquisa também mostra que numa simulação de segundo turno, Serra está na frente com 46% e Dilma com 45%.

A pesquisa foi registrada com número 84993/2010 no Tribunal Regional Eleitoral e 30084/2010 no Tribunal Superior Eleitoral.


fonte Bom Dia

Modernizado, PAT atende em novo endereço

Modernizado, PAT atende em novo endereço
Estrutura, agora, é adaptada também para receber deficientes físicos
Ant1 de 1ZoomProxPsicóloga Daniela Pires explica como é feita a seleção no PAT - Foto: Ricardo Prado


O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) está atendendo em novo local, na rua Carlos Gomes, 137, no centro. O estabelecimento apresenta nova estrutura para melhor atendimento inclusive de pessoas com necessidades especiais.

Local conta com salas para atendimento dos empresários, desempregados, entrevistas, processo seletivo, além de oferecer completa estrutura para os deficientes físicos.

O diretor do posto, Vicente Moraes Junior, disse que está com excelente infra-estrutura.

“Estamos adequados a todas as necessidades, inclusive para atender, da melhor forma, os deficientes físicos”, afirma.

O PAT tem como objetivo fazer a ligação entre empresas que precisam de mão-de-obra e profissionais que procuram emprego. Em Marília, são aproximadamente 235 vagas, 272 inscritos e dez alocados no mercado de trabalho por dia.

O trabalhador pode se cadastrar levando o currículo ao PAT, ou acessando o site, criado pelo governo federal para facilitar o cadastro do profissional e do empregador, www.emprega

saopaulo.sp.gov.br, o Emprega São Paulo.

Se cadastrando, governo e PAT ficam responsáveis pela seleç ão dos candidatos que são filtrados de acordo com o perfil e as necessidades que a empresa precisa.

Aproximadamente 15 pessoas são selecionadas por vaga, passam por processo seletivo e entrevista com a psicóloga responsável.

“Nós analisamos o perfil dos candidatos conforme as características das empresas”, diz a psicóloga Daniela Pires

fonte:jornal diario de marilia

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Exercício de cidadania

Ser cidadão não é apenas votar em dia de eleição, pagar tributo e ser economicamente ativo. É preciso também participar, contribuir com a melhoria de sua cidade ou sociedade. O mutirão da cidadania é sim um grande e importante momento para se agilizar procedimentos públicos, serviços e documentos, mas é também uma oportunidade imperdível para se apontar problemas, se denunciar irregularidades, se queixar daquilo que precisa ser questionado.

É o momento em que o cidadão de bem pode entrar em contato com outros cidadãos de bem, engajados na defesa de todos os cidadãos. É o momento de reclamar da irregularidade, da infração, do abuso, para que autoridades competentes avaliem, investiguem, denunciem.

Foi em oportunidade como esta que se descobriu a omissão de médicos, a cobrança de CPF, entre outras questões polêmicas. A sociedade deve fazer uso de sua prerrogativa, de defender seu próprio bem estar. O que não se pode aceitar é a reclamação vazia, a crítica infundada, daqueles que não tomam atitude.

O exercício da cidadania, porém, não deve ser restrita a estes momentos. Deve ser defendida de forma constante, permanente. O crime deve ser denunciado na polícia. A improbidade no Ministério Público. O erro ou abuso nos órgãos de defesa. A falta de atendimento nas ouvidorias.

O que não dá para aceitar é a cobrança sem participação. É a dependência do Estado como se fosse ele o pai de todos, o que não é. O Estado é delegado do povo para defender o povo, mas deve ser fiscalizado por todos. Enquanto reclamarmos sem ação, criticarmos sem participação e nos escondermos sem o devido engajamento social, continuaremos sendo apenas o país do futuro, de um futuro incerto, despreparado e que nunca chegará. Coloque a boca no trombone, estique o dedo em acusação e defenda o direito de nos defenderem. Participe.


Editorial:Jornal Correio Mariliense - 24/06/20
matra